As novas tecnologias requerem do professor mudanças pedagógicas e estratégias metodológicas para a utilização de ambientes virtuais na aprendizagem. A interação em um ambiente virtual colaborativo necessita de capacitação do uso correto da ferramenta com o objetivo eficaz no processo de aprendizagem, onde a construção do conhecimento muda de análise do indivíduo para a relação do indivíduo com o ambiente e a interação com os outros (aprendizagem em grupo).
A escolha da tecnologia no aprendizado requer alguns cuidados:
• qual a ferramenta adequada;
• observar o acesso dos alunos a tecnologia;
• definição de estratégia pedagógica;
• considerar a autonomia do aluno;
• escolha do conteúdo que permita a problematizar o saber, contextualizando conhecimentos;
De acordo com Palloff e Pratt (2004), o processo de interação e interatividade são os principais itens da avaliação de participação nos fóruns. A dificuldade de avaliação das mensagens aparece como limitação dessa tecnologia, além dos problemas com a falta de participação dos alunos nos fóruns.
Estudos constataram que na educação on-line o aluno necessita estar integrado e compromissado, pois os silenciosos quebram a interação e a dinâmica do grupo. O educador deve avaliar cada tipo de participação para entender suas razões e conduzir o trabalho educativo propondo colaboração e o incentivo a postura questionadora baseada na realidade.
O fórum de discussão tem importante contribuição na aprendizagem e no apoio no ambiente online da Educação a Distância. Como atividade assíncrona o fórum permite que a interação do professor com o aluno seja mais próxima. Então fórum é um ambiente onde professores promovem discussões sobre temas com os alunos através de perguntas onde os alunos também podem realizar perguntas promovendo uma interação.
Tipos de fóruns:
• role Playing : os alunos assumem um papel na discussão e preparam suas respostas, que podem ser otimistas ou pessimistas (ex.: um aluno seria o advogado de acusação e o outro aluno o advogado de defesa);
• cada usuário pode iniciar apenas um tópico: O aluno pode criar apenas um novo tópico no fórum, mas pode participar dos outros tópicos sem limite. O aluno é o moderador do tópico criado;
• perguntas e respostas: O aluno só consegue ler a resposta do colega após postar sua resposta. Depois disso o aluno pode expor quantos comentários quiser;
• fórum Livre: é o mais utilizado, todos podem criar tópicos sem limites.
• uma única discussão: apenas um tópico é exposto e todos respondem livremente (ex.: comunidades do Orkut ou comentários do Facebook).
Beneficios dos fóruns :
• oportunidade de os alunos colocarem suas duvidas e que as mesmas sejam respondidas;
• ajuda em questões isoladas na EaD;
• permite a Interação;
• os professores conseguiram perceber a evolução do aluno;
• o aluno tem tempo para pensar e formular a questão.
Pela importância do fórum em cursos on-line, concluímos que o professor que cuida do fórum com precisão e tem alunos treinados para essa atividade, pode conseguir resultados positivos e com qualidade de aprendizagem nos cursos de Educação a Distância.
Dica de leitura : Pesquisa e avaliação do fórum. http://www.abed.org.br/congresso2007//tc/53200731121PM.pdf
As TICs estão mudando radicalmente os papeis de professor agora mediador e do aluno agora autonomo.Nesse processo onde tudo se interage o conhecimento é a base de tudo.
ResponderExcluir