As ferramentas da Web 2.0 participam da evolução do ensino a distância e potencializam através de ambientes colaborativos a inovação da pratica de novas didáticas e a dinâmica de trabalho do professor. A possibilidade dos utilizadores de criarem e recriarem conteúdos caracterizam um estado evolutivo de Inteligência coletiva na procura freqüente da melhoria contínua do serviço através de suas contribuições.
“O desafio é “desafiar o aluno”, numa época em que os estímulos estão por toda parte. A atividade para ser desafiadora deve estimular a superação de obstáculos e mobilizar conhecimentos prévios.”
Cláudia Almeida
A inovação está diretamente ligada ao desafio, ao questionamento e a transformação. O professor deve usar a criatividade e está aberto para mudanças pedagógicas, onde o aluno deve ser o centro do processo. O educador deve criar didáticas onde os alunos se relacionam com outros grupos sociais e culturais diferentes dos quais estão acostumado.
O educador inovador deve estimular o aluno criando mais incertezas que certezas, promovendo interação, trabalhando a autoestima, a autoconfiança, promovendo a ética e a coletividade. Incentivar o educando para que seja autor e desenvolva competências para tomar decisões e não esperar respostas prontas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário